Materiais de Apoio
Atualizado dia 19 de Maio de 2016 por Tertúlia Narrativa
É fundamental ler os roteiros, conhecer as terminologias, mas existe um mundo vasto de materiais que podemos encontrar online para ajudar nosso processo de aprendizagem sobre a escrita. Abaixo, listamos alguns materiais que vão lhe render boas horas de leitura e reflexão.
Ficção Viva
O projeto Ficção Viva teve sua segunda edição entre 2012 e 2013 em Curitiba, com ênfase no roteiro e em realizadores ibero-americanos. Foram encontros e workshops, em que os convidados compartilharam sua experiência com o público em atividades práticas, críticas e reflexivas. Você pode encontrar a versão online do livro que foi criado com as experiências do projeto, aqui.
The Black List
Nós já falamos sobre o The Black List na seção de Sites, mas o portal reune uma infinidade de materiais de apoio para roteiristas. Você pode encontrar um guia para os Formatos de Televisão Americana, aqui.
Encontro de Roteiristas
http://www.ancine.gov.br/node/1003
Projeto Financiado pela Caixa Cultural, aconteceu em 2009, com mostras de filmes, seminários e palestras para área. Você pode encontrar o catálogo com textos, guias de concursos e transcrições dos debates, aqui.
Acadêmia de Artes e Ciências Cinematográficas
A acadêmia disponibiliza para educadores em seu site, apostilas de diversas áreas do cinema. Veja o material dedicado a escrita do roteiro, aqui.
Internet Archive
O Internet Archive é uma biblioteca online de conteúdo online em domínio público ou Creative Commons. Lá você pode encontrar filmes, textos e músicas. Nós separamos, um livro fundamental para todo roteirista. As 36 Situações Drámaticas de Georges Polti. Polti foi um romancista e critico francês e estudou os dramas, tragédias e romances, levantando 36 situações drámaticas comuns nas obras analisadas. Você vai reparar que muitas ainda se encaixam nos roteiros cinematográficos. Vale a pena. Veja aqui.
Harvard Business Review
Publicação da Harvard Business Publising. Tem um artigo/entrevista de 2003 muito interessante com o Robert Mckee e sobre histórias que movem as pessoas. Leia aqui.
Acadêmia das Artes e Ciências Televisivas
A Acadêmia responsável pela premiação do Emmy, mantêm uma publicação com entrevistas com criadores e atores, materias sobre novas séries e muito mais sobre o universo televisivo americano. O download é apenas para membros, mas você pode acessar uma versão digital da revista aqui.
Syd Field- Academy of Screenwriting
Site do famosso guru de roteiros Hollywoodianos. Tem uma seção com ferramentas utéis para escritores. Você pode acessar um exercicio sobre Um Sonho de Liberdade, aqui.
CMI-Centro de Mídia Independente
http://www.midiaindependente.org/
Site de rede de produtores e produtoras independentes de mídia, disponibiliza diversos textos, materias, ensaios, além de vídeos e documentários. O mestre do documentário Patricio Guzmán, fala sobre o roteiro no documentário, aqui.
Mostra Leopoldo Serran
Mostra realizada pela Caixa Culturla em 2012 sobre Leopoldo Serran, um dos mais proliferos roteiristas brasileiros. A mostra contou com exibição de seus filmes, debates e curso. O belo e completo catálogo tem textos de Hernani Heffner, Estevão Garcia, Guilherme Sarmiento, Luís Alberto Rocha Melo e Anna Karinne Ballalai, que falam sobre a carreira de Leopoldo, a história do roteiro no Brasil e o ofício de escrever para as telas. Você pode acessar o catálogo, aqui.
Newton Cannito
Site do roteirista Newton Cannito que, juntamente com Leandro Saraiva, é autor de Manual de Roteiro, ou Manuel, o primo pobre dos manuais de Cinema e Tv. O livro é disponibilizado gratuitamente para download na página de Cannito. É só acessar aqui e clicar no botão download ao final da página.
História e Roteiro
http://historiaeroteiro.tumblr.com
História e Roteiro é um blog do roteirista Thiago Fogaça e aqui ele disponibiliza uma breve apostila em formato de roteiro para explicar as regras básicas de formatação.
E você? Conhece algum material sobre roteiro que seja de qualidade e esteja disponivel online legalmente? Conte para a gente!
Comentários