Aqui, reunimos em uma lista alguns dos termos e verbetes mais utilizados dentro da escrita de roteiros. Você verá muitos deles nos roteiros que coletamos, nos livros sobre roteiro e em nossos textos e artigos.


C
CABEÇALHO
Parte inicial da descrição de uma cena no roteiro, que contém indicações de produção, localização, tempo e outras informações que auxiliem a produção.
CAUSALIDADE
Conduz a narrativa num desencadeamento de causa e efeito.
CAPA
Primeira página de um roteiro, onde está indicado o título, autor ou autores, além de informações de tratamento, revisão e outros.
CENA
Divisão de um roteiro e parte da narrativa que, geralmente, se passa em um mesmo espaço e no mesmo tempo narrativo.
CLICHÊ
Recurso narrativo que se utiliza de ação, personagem, fala, de fácil reconhecimento do expectador a fim de colocá-lo em um local de conforto. Muitas vezes reconhecido como um artifício fraco e de pouca criatividade.
CLIFFHANGER
Nomenclatura em inglês para o gancho/ Ver gancho
CLÍMAX
Ponto culminante de uma narrativa, o ponto alto da curva dramática, ponto inicial da resolução da trama.
COLABORAÇÃO
Processo em que dois ou mais roteiristas escrevem o mesmo roteiro, podendo no mesmo tratamento ou em reescritas.
COLD OPEN
Parecido com Teaser nas séries de tv, a entrada a frio, é um técnica de iniciar a obra diertamente na história antes mesmo de créditos ou abertura. Enquanto o teaser costuma contar com apenas uma sequência, o cold open pode ser mais longos. Filmes como Os Infiltrados, por exemplo, tem um cold open de aproximadamente 30 minutos.
CONFLITO
“...É o próprio motor que impele a história adiante; Ele fornece movimento e energia à história” (Howard, Mabley). Conflito é o que cria a ação dramática com o embate de duas forças opostas.
CONCEITO
Definição ou desenvolvimento da ideia ou tema central/Conceito geral da obra pode ser outros materiais de referência que ajudam na criação da obra.
CONTEXTO
Modo pelo qual são encadeadas as ideias de um texto/Background onde o tema ou ideia é exposto
CONTRASTE
Grupo de características atribuídas a um personagem que o faz único e diferente dos outros seres do universo da história.
CONSTRUÇÃO DRAMÁTICA
Processo de trabalho da construção da estrutura dramática/(Vide estrutura dramática)
CURVA DRAMÁTICA
Representação dos diferentes valores dramáticos durante o decorrer da narrativa.
CURTA-METRAGEM
Formato de produto audiovisual de curta duração, no Brasil, segundo a Medida Provisória Nº 2.228-1, DE 6 DE SETEMBRO DE 2001, é a obra cinematográfica ou videofonográfica cuja duração é igual ou inferior a quinze minutos. Para a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos, o curta-metragem é definido como "filme de até 40 minutos, incluindo créditos.
COMPONENTES DRAMÁTICOS
Personagens ou situações secundárias que auxiliam no desenvolvimento da trama.
D
DECUPAGEM
Analise do roteiro a fim de descrever a forma que ele será filmado, definição de enquadramento, movimento e corte.
DIÁLOGO
Parte do roteiro que será falada/Fala de dois personagens
DRAMATURGIA
A arte do drama/ Processo de criação de qualquer peça literária com intuito de dramatização ou representação
DRAFT
Nomenclatura em inglês para tratamento de um roteiro/ (vide tratamento)
DIEGÉTICO
A diegese é a realidade própria da narrativa/ o mundo ficcional com suas regras/ o que se encontra representado em cena.
DRAMA
Qualquer narrativa no âmbito da prosa literária em que haja conflito ou atrito
DRAMA (GÊNERO)
Gênero de narrativa que visa levar o expectador ao sofrimento emocional.
DRAMÉDIA
Gênero da narrativa que se utiliza de cânones de gênero tanto da comédia como do drama. Também conhecido como comédia dramática.
DEUS EX MACHINA
Termo proveniente da comédia grega. Recurso narrativo onde uma ação externa, divina, age sobre a narrativa a fim de resolver a trama de forma positiva, independente de toda a construção dramática.
DESEJO
O que o personagem quer ou necessita, que impulsiona suas ações e leva a narrativa adiante.
DIABOLUS EX MACHINA
Contrário de Deus ex machina/ Recurso narrativo onde uma ação externa, extraordinária, age sobre a narrativa a fim de resolver a trama de forma negativa, independente de toda a construção dramática.